quarta-feira, 13 de junho de 2018

Expectativa em demasia

Colocar os pés nos chão
antes de qualquer ideia que surgirá na cabeça, desde as mais sensatas as mais mirabolantes. 
 Narciso se tornou uma flor, após dispensar outros e apaixonar-se por si mesmo em demasia.

Sempre que tenho ideias me pergunto quantas pessoas estariam dispostas, primeiramente a ouvi-las e logo após coloca-las em prática. Sempre penso demais antes de falar e falo pouco, porque de fato, observar é tudo que precisamos para conhecer as possíveis reações. Quem fala demais, perde a racionalidade, dentro do seu campo de limitações, ao mesmo tempo que quem pensa demais, perde tempo precioso da ação precisa. Senso de proporção e racionalidade. Se prôpor a fazer algo é  desafiar a si mesmo. Quanto você está disposto a perder para ganhar? Me refiro a tempo, me refiro a jogada, me refiro a pessoas. Do que você está disposto a abrir mão? 

É comportamento imposto

Lembre-se do tempo que vivemos. Tempos ruins, não? Uma atmosfera carregada de milhares de informações. Algumas úteis e outras centenas inúteis. Sugiro que abra mão de suas horas de navegação inútil num mar de conteúdos persuasivos para sentar-se calmamente em frente a sua casa ou num lugar distante, para observar pessoas ou ler um livro. Você conseguiu imaginar como é largar mão do conforto da sua casa para fazer algo fora dos teus planos? Me referi a uma ação pequena. É muito mais fácil permanecer inerte, inútil. Ignorando o ecochatismo de Wall-E no filme, é nessa mão que estamos caminhando: "Façam por mim, pois eu sou incapaz de me mover por vontade própria". Te ensinaram a ser limitado. Ficar na zona de conforto, é mais fácil. Te ensinaram que você não consegue e você aprendeu com presteza. 

Síndrome de Narciso 

Não seja mariposa, que quando vê a luz se debate até que perca a noção de tempo e lugar. Não adquira um conhecimento para monopoliza-lo. Não use do que você sabe para manipular. Não seja o rei do nada com uma coroa de papel na cabeça. Também não esqueça que, criar expectativas acima do esperado te faz ter decepções acima do que você aguenta. Saiba onde pisar com os peões, saiba observar as circunstâncias para movimentar cada peça com sabedoria, saiba absorver o conhecimento e ir além, se aprofunde nele como quem busca o fundo, sem apaga-lo ou diminui-lo, só use sua rainha no momento adequado.

Movimente-se conforme as circunstâncias e
nunca esqueça seus princípios. 


O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo.
Winston Churchill 




3 comentários:

  1. Ficou bom. Cheguei a lembrar do Jordan Peterson falando sobre nossa capacidade de saber o quanto estamos desperdiçando nossa vida por falta de ações. Também lembrei do professor Olavo falando da necessidade de ficarmos aprendendo quietos ate estarmos preparados para enfrentar o que vier pela frente.

    ResponderExcluir