sábado, 27 de janeiro de 2018




  • 7. G. K. Chesterton

"O temperamento artístico é uma doença que aflige os diletantes". No Homem eterno, Chesterton explicita:

É a inversão de um pressuposto subconsciente da alma; a sensação de que existe um significado e uma direção no mundo que ela enxerga. Lucrécio, o primeiro evolucionista que se esforçou para substituir Deus pela evolução, já havia exposto aos olhos dos homens sua dança de cintilantes átomos, com a qual ele concebeu o cosmo sendo criado do caos. Mas não foi sua forte poesia ou sua triste filosofia, imagino eu, que possibilitaram aos homens acalentar essa visão. Foi algo no sentido de uma impotência e um desespero, e com isso os homens ergueram em vão os punhos contra as estrelas, quando viram as mais belas obras da humanidade afundando lenta e fatalmente num lodaçal. Eles poderiam facilmente acreditar que até a própria criação não era uma criação, mas uma perpétua queda, quando viram que as mais sólidas e dignas obras de toda a humanidade estavam caindo devido a seu próprio peso. Poderiam imaginar que todas as estrelas eram estrelas cadentes; e que os próprios pilares de seus solenes pórticos estavam se curvando sob uma espécie de crescente Dilúvio. Para gente naquele estado de espírito havia um motivo para o ateísmo, que em certo sentido é racional. A mitologia poderia desaparecer e a filosofia poderia fossilizar-se; mas, se por trás dessas coisas havia uma realidade, com certeza essa realidade poderia ter sustentado as coisas que iam caindo. Não existia nenhum Deus; se existisse um Deus, com certeza esse era o momento exato para ele agir e salvar o mundo.

  • 8. Thomas Sowell
Na questão econômica, me interessei por ele no final do ano passado e já estudando ciência politica, despertou um interesse ainda mais. 

1. "This feeling in the general population which leaders of the civil rights movement of the 1960s were able to mobilize behind their efforts to destroy the Jim Crow laws of the South, so that a majority of the members in both houses of Congress from both political parties voted for the landmark Civil Rights Act of 1964 and the Voting Rights Act of 1965" 
2. "Para melhorar esses males e promover o progresso, os indivíduos confiam em características sistêmicas de certos processos sociais, tais como tradições morais, mercado ou famílias. Consideram esses processos mais como evoluídos do que concebidos – e confiam mais nesses padrões gerais de interação humana do que em políticas específicas concebidas para produzir diretamente certos resultados para determinados indivíduos ou grupos."

  • 9. João Camilo de Oliveira 
Em teoria geral da história, Camilo de Oliveira deixa visível a degradação atual do ensino. Não é esse o sentido do livro, mas lendo-o e reconhecendo-o como um historiador escritorprofessor e jornalista brasileiro, você entende que hoje em dia nada existe!

"O problema central da teoria do conhecimento histórico coloca-se, efetivamente, de modo mais nítido em nosso tempo, em virtude de haver, definitivamente, a dimensão-tempo se introduzido em nossas maneiras de pensar. Se houve outrora grandes filosofias de fundo histórico, elas, por assim dizer, ficaram sem deixar uma descendência à altura -- recorde-se a pouca influência de Plotino, de São Paulo, de Santo Agostinho e de Duns Escoto no que se refere à visão da realidade como ser no tempo. Até nossa época, dominou a maneira clássica de ver as coisas, oriunda da visão estática e escultural da razão helênica, que nasceu de um filho de escultor que foi Sócrates. De certo modo estamos acostumados a ver o mundo como realidades justapostas - nós estamos acostumados a "ver" o mundo, raramente a "ouvir" o mundo. O mundo que a vista nos revela é um mundo de coisas justapostas, um mundo tridimensional, de esferas duras e fixas - Vieira, que era homem viajado e que vivia entre os homens que destruíram a imagem ptolomaica do universo, não obstante admitia o universo como esferas concêntricas, rígidas e especiais, - chegou, em certo sermão, ele que andou contando de seu púlpito as descobertas de Galileu, a falar na distância entre os diferentes "céus" e a terra. Ora, o homem de nossa época descobriu a dimensão-tempo e conheceu a anulação do espaço." 

  • 10. João Pereira Coutinho
Ser conservador é ser familiar. 

"Um homem de disposição conservadora, porém, tenderá a valorizar primeiro esses confortos do presente. Não porque eles sejam superiores a uma alternativa hipotética , mas, precisamente porque elas são uma alternativa hipotética, São reais, tangíveis. Familiares. E a possibilidade de os perdem numa situação de mudança violenta e repentina, afigura-se como uma privação fundamental Para um conservador, só abraçam entusiasmadamente a mudança, e consequentemente toda possibilidade de perda, "aqueles que são estranhos ao amor e ao afeto."


  •  11. A Nova Era da Revolução Cultural 
"O conceito de gramscianismo de intelectual funda-se exclusivamente na sociologia das profissões e, por isto, é bem elástico: há lugar nele para os contadores, os meirinhos, os funcionários dos correios, os locutores esportivos e o pessoal do show business. Toda essa gente ajuda a elaborar e difundir a ideologia de classe é a única teoria que existe uma vedette que sacuda as banhas nu espetáculo de protesto pode ser bem mais intelectual do que um filosofo"

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